O QUE É O CIPI

CIPI é uma unidade que presta assistência ambulatorial à população idosa com 65 anos ou mais, com indicadores de fragilidade. Desenvolve atividades individuais e coletivas com abordagem multidisciplinar.

O ambulatório funciona na Policlínica Piquet Carneiro com atividades que tiveram início em 12 de agosto de 1996, o que representou um marco importante para que a Faculdade de Ciências Médicas da UERJ pudesse ter um ambulatório de saúde para treinamento de seus alunos nas várias especialidades e para a oferta de serviço à população idosa Como critério de inserção no ambulatório CIPI utiliza-se a triagem funcional para todos os usuários que procuram o serviço. O procedimento permite estratificar os idosos mais propensos a uma situação de risco e aqueles que apenas precisam de ações preventivas. Uma vez caracterizados os distúrbios e estratificado como fragilizado, o idoso é submetido a uma ampla avaliação geriátrica. Pessoas que preencham estas condições são observadas, inicialmente, pela equipe mínima composta por assistente social, enfermeiro e médico, que após reunião de caso planejam a intervenção mais adequada para possibilitar a melhoria do quadro apresentado pelo idoso.

Neste ambulatório, são desenvolvidas as atividades de ensino para alunos da graduação e pós-graduação lato e strictu senso e em parceria com o Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ são desenvolvidos projetos de pesquisa.