O que é o Núcleo de Atenção ao Idoso

O Núcleo de Atenção ao Idoso.Nai  é uma unidade docente-assistencial do Hospital Universitário Pedro Ernesto.Hupe.Uerj, vinculado à Universidade Aberta da Terceira Idade.UnATI.Uerj e à Sub-Reitoria de
Extensão e Cultura.Sr3.Uerj. O Núcleo foi criado em 1990 como Ambulatório de Geriatria do Hupe.Uerj com o objetivo de produzir respostas sociais para enfrentar as questões do envelhecimento populacional brasileiro.

O Nai.UnATI.Uerj tem como filosofia oferecer atenção integral à saúde do idoso, a partir de 60 anos, baseada em abordagem interdisciplinar. Atua na formação de profissionais com enfoque no cuidado, promoção da saúde e na produção de conhecimento sobre a Terceira Idade. Nesta lógica, realiza um conjunto de ações de atenção individual, grupal e familiar ao idoso.

Atualmente, conta com uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas - Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, e Farmácia, consolidando conhecimentos quanto às demandas e ações de saúde com os idosos.

Instalado no espaço da UnATI.Uerj e atuando também no Hupe.Uerj, desenvolve projetos que valorizam atividades preventivas, educativas e de promoção da saúde, buscando criar alternativas de assistência e prática em saúde. Assim, vem realizando trabalhos em parceria com outras unidades acadêmicas, como Nutrição e Serviço Social, por meio de diversos projetos de extensão que tem como público alvo a população idosa.

A inserção no ambulatório acontece através da Central de Regulação de Vagas - Sisreg que pode ser acessado pelas Unidades de Atenção Básicas dos Municípios. Este poderá encaminhar o usuário para um dos serviços de Geriatria do município, incluindo o Núcleo.