UnATI.Uerj - 22 Anos

de Juventude de Uma Senhora Universidade


A Universidade Aberta da Terceira Idade-UnATI.Uerj iniciou suas atividades em 25 de Agosto de 1993, como núcleo da Sub-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com um programa destinado à população com idade mínima de 60 anos, sendo as suas atividades inteiramente gratuitas. Este programa visa contribuir para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária.

Seguindo o seu objetivo único de ser um Centro de ensino, pesquisa, extensão, estudos, debates e assistência voltados para questões inerentes ao envelhecimento da nossa população, e formar recursos humanos Especialistas nas áreas de Geriatria e Gerontologia a UnATI.Uerj estruturada em uma Micro Universidade Temática vem contribuindo para a transformação do pensar da sociedade brasileira sobre os seus idosos.

A Direção Geral é o departamento central da UnATI.Uerj, de lá são delegadas e autorizadas todas as ações para os projetos multidisciplinares desenvolvidos pela sua equipe multidisciplinar. E com o objetivo de racionalizar e divulgar todo o fluxo de informações vindas da UnATI.Uerj, ou de fora dela, criando um sistema de comunicação formal e informal entre seus públicos-alvos, a UnATI.Uerj dispõe de uma Assessoria de Comunicação Social.

A UnATI.Uerj conta com uma Coordenação de Projetos de Ensino estruturada em um Centro de Convivência para idosos que oferece cerca de 50 Cursos/Oficinas livres por ano administrados por uma Coordenação Pedagógica, além de inúmeras atividades abertas como conferências, seminários, fóruns, workshops, palestras, encontros, grupos de estudos, rodas da saúde, aulas abertas, exposições, comemorações, festas temáticas, etc, promovidas pela Coordenação de Eventos Educativos e Socioculturais.

Desde a sua inauguração, o núcleo tem sido muito procurado pela população idosa, que chega em busca de um espaço onde possam atualizar seus conhecimentos e ampliar suas redes de relações, e cabe a Secretaria Acadêmica da UnATI.Uerj administrar esta demanda.

Conta também com uma Coordenação de Projetos de Extensão que desenvolve atividades multidisciplinares, envolvendo projetos vinculados às unidades de ensino da Uerj, que buscam estes espaços para treinamento de alunos e desenvolvimento de pesquisas; e uma Coordenação de Projetos de Pesquisa que tem estudos aprofundados sobre as questões do envelhecimento humano no país e no mundo.

Nesta coordenação encontra-se o Centro de Referência e Documentação Sobre o Envelhecimento que tem como objetivo suprir, de forma abrangente, as necessidades de pesquisa e disseminação de trabalhos nas áreas de geriatria e gerontologia, oferecendo a pesquisadores, pós-graduandos e demais estudiosos, produtos e serviços que auxiliem no aprimoramento do conhecimento e na realização de projetos de pesquisa.

Na linha da assistência à saúde, a UnATI.Uerj conta com dois ambulatórios – O Núcleo de Atenção ao Idoso.Nai e o Serviço de Cuidado Integral a Pessoa Idosa.Cipi, integrados ao Hospital Universitário Pedro Ernesto.Hupe, e a Policlínica Piquet Carneiro que atendem idosos – via Sisreg que vem recebendo assistência em todos os níveis exigidos ao acompanhamento multidisciplinar adequado às suas especificidades.

Abordando teoria e prática, através de debates e trocas de experiências institucionais e profissionais, de uma ação multidisciplinar, e de uma completa visão do idoso como ser humano integral a UnATI.Uerj, em parceria com a Faculdade de Medicina.Fcm.Uerj, oferece um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Geriatria e Gerontologia, Mestrado e Doutorado, além de cursos de extensão e residência nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Portanto, nestes 22 anos de existência a UnATI.Uerj reflete sua competência nos meios acadêmico e comunitário como o espaço que melhor espelha os assuntos referentes à geriatria e gerontologia, pois consegue a interação do tripé ensino, extensão e pesquisa.

 

Marcos Teodoro

Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO COMPLETA